Fabio Akita Report

Às vezes filosofando, às vezes sendo pragmático. Por vezes duro e severo, outras mais diplomático. Eventualmente vendendo, eventualmente realizando. Assim é a vida de um consultor em sistemas de informática de grandes empresas. De esquina em esquina, ouvimos histórias interessantes. Não sei se são interessantes, mas vou reportá-las, mesmo assim.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

História da Família de Linguagens BASIC

Este blog é também muito bom: http://dotnetmasters.com/historyofbasic.htm

Tão bom que resolvi perder alguns minutos para traduzir. O tom é irônico mas as informações são reais mesmo.

1964 - Um par de instrutores da Dartmouth College decide que eles têm um grupo de estudantes preguiçosos demais para aprender FORTRAN. Eles produzem uma nova linguagem com apenas 26 nomes de variáveis, que até um programador preguiçoso poderia lembrar.

1966 - Os criadores do BASIC decidem que isso nunca terá nenhuma aplicação comercial porque estudantes preguiçosos demais para aprenderem FORTRAN não poderiam possivelmente escrever nada de valor. Eles colocam a linguagem para domínio público.

1973 - A linha de computadores PDP da Digital Equipment Corporation (DEC) se tornam tão populares que até pessoas preguiçosas demais para programar em FORTRAN começam a comprá-los. A DEC decide colocar uma versão do BASIC em suas máquinas. Como seria demais esperar que usuários preguiçosos demais para aprender FORTRAN entendam o conceito de "compilação", a linguagem é interpretada em vez de compilada.

1974 - Jogos de Star Trek são 82% de todos os programas escritos em BASIC nos sistemas de compartilhamento de tempo da DEC, e consomem 99% do tempo disponível da CPU. Jogadores aprendem o conceito de loop infinito quando os jogos começam a repetir sem parar "Tentativa de contato. Contato não estabelecido. Tentativa Klingon de estabelecer contato. Contato não estabelecido …".

1975 - O computador pessoal Altair é apresentado. Ele é tão descabido de memória e poder de processamento que apenas um programa muito simples poderia caber nele. Como se sabe, várias versões do BASIC foram portadas para o Altair. O primeiro é chamado TinyBASIC, marcando o fato que programas podem ter apenas 27 linhas de código, no máximo.

1977 - Hobistas entendem como colocar um pouco mais de memória no Altair, então novas versões de BASIC se tornaram necessárias para sugar toda essa memória. Um deles é o primeiro produto de uma nova companhia chamada Microsoft, que começa sua tradição de copiar idéias de outros produtos e vender versões que requerem mais memória.

1979 - A Microsoft produziu versões de interpretadores BASIC para dúzias de sistemas. A maioria desses sistemas não duram o suficiente comercialmente para alguém descobrir se a linguagem funciona ou não, então a Microsoft aprende sua primeira lição no valor questionável de garantia de qualidade.

1981 - A IBM apresenta o PC. O interpretador BASIC da Microsoft é codificada na ROM para todos os IBM PC originais. Um erro ortográfico faz o comando para executar o interpretador se tornar "BASICA".

1983 - A Microsoft produz seu primeiro compilador BASIC para o PC. Eles estão tão embaraçados sobre ele que convencem a IBM a vendê-lo sobre a marca IBM. O IBM Basic Compiler 1.0 é lançado. Eles permitem os programas a ter um tamanho máximo de 64kb, que é espaço suficiente para um completo e funcional jogo de Star Trek ser desenvolvido.

1985 - Vendo o sucesso do Turbo Pascal para PC, a Microsoft continua sua tradição de copiar idéias, e criam um ambiente de desenvolvimento à base de mouse para seu compilador BASIC. A IBM começa a ter segundas intenções sobre estarem sendo associados com sua linguagem BASIC, então a Microsoft tem que colocar seu produto sobre outra marca. Eles o chamam de QuickBASIC. Eles batizam seu primeiro produto de versão 2.0 porque é o sucessor para o IBM Basic Compiler, e também porque eles esqueceram que ninguém mais sabia disso além deles. Programas agora tem um espaço para programa de 64kb e um espaço para dados de 64kb, permitindo os mais impressionantes jogos de Star Trek já escritos.

1987 - A Microsoft apresenta uma versão reempacotada do QuickBASIC chamada de Professional BASIC Compiler. É a primeira vez que as palavras "Professional" e "BASIC" são usadas próximas uma da outra.

1990 - Alan Cooper começa a trabalhar em um ambiente de desenvolvimento onde até mesmo o layout das telas de uma interface gráfica à base de janelas é conduzida por um mouse. É intencional para programadores preguiçosos demais para escrever código produzirem uma interface gráfica. Como sabemos, ele decide que a linguagem usada para o produto deveria ser uma variante do BASIC.

1991 - Baseado no trabalho de Alan Cooper, o Visual Basic 1.0 é apresentado. Programadores podem instalá-lo e imediatamente escrever maravilhosos programas Windows que não fazem nada de útil, porque eles não conseguem chegar a nenhum banco de dados. Entretando, VB 1.0 de fato permite que a primeira versão gráfica de um jogo de Star Trek seja escrito.

1991 - PowerBuilder 1.0 é lançado. Ele supostamente inclui uma linguagem BASIC para desenvolvimento back-end. Como leva dois meses para treinamento e uma varinha de condão para fazer seus produtos produzirem um exemplo de "Hello World", pouquíssimos desenvolvedores conseguem usar a linguagem para fazer qualquer coisa que não seja um acesso simples a dados.

1992 - O Visual Basic 2.0 é apresentado. Ele ainda não permite acesso a banco de dados, entrão programadores de negócios continuam a ignorá-lo em favor do PowerBuilder.

1993 - O Visual Basic 3.0 é apresentado, com a adição de capacidade nativa de chegar a bancos de dados relacionais. O Visual Basic finalmente pode fazer alguma coisa útil.

1994 - O Visual Basic ultrapassa o PowerBuilder como a ferramenta de escolha para programação de dados em Windows. Muitos desenvolvedores PowerBuilder acidentalmente quebram suas varinhas de condão em desgosto.

Desenvolvedores Visual Basic inventam uma nova maneira de desenvolver aplicações que ultrapassa completamente a reunião de requerimentos, baseado no princípio que "se você não se importa de onde está indo, não precisa de um mapa". Eles escutam o usuário por uma hora, fazem alguns drag and drop de telas, então vêem se é o que o usuário quer, e então fazem o mesmo ciclo várias e várias vezes até (1) o usuário finalmente dizer "não é o que quero, mas como estou cheio de trabalhar com você, eu aceito isso", ou (2) o usuário ficar sem dinheiro e o projeto ser abandonado.

1995 - O Visual Basic 4.0 é apresentado. Ele inclui capacidades de objetos, se você definir "capacidades de objetos" como "alguma coisa parecida com capacidades de objetos, mas não exatamente". Essa versão também faz o Visual Basic totalmente dependente de COM, chegando na era de programas "Hello World" que precisam de quatro disquetes para instalar.

1996 - O Visual Basic 5.0 é apresentado. A instalação do "Hello World" aumenta para cinco disquetes.

1998 - O Visual Basic 6.0 é apresentado. Percebendo a importância da Internet, uma nova funcionalidade chamada WebClasses é apresentada. Quanto menos falar sobre isso, melhor.

1999 - O Visual Basic ultrapassa o COBOL como a linguagem com a maior quantidade de linhas de código escritas. Infelizmente, metade desse código nunca é executado porque é sobra de ciclos anteriores de prototipação, mas o programador nunca tem certeza se é sobra mesmo e, portanto, tem medo de removê-la.

1999 - A Microsoft decide fazer do Visual Basic uma linguagem verdadeiramente orientada a objetos. De verdade. Eles falam sério desta vez. Entretanto, uma mudança tão monumental requer que o runtime VB seja totalmente reescrito. Como uma atitude benevolente, a Microsoft permite que outra linguagens também usem o novo runtime VB, que eventualmente é rebatizado como Common Language Runtime, ou CLR.

2000 - A Microsoft publicamente anuncia o Visual Basic.NET. Como um troco para seus programadores internos que têm escrito em C por toda suas vidas, eles também anunciam uma versão do VB.NET que usa sintaxe parecida com C e tem um editor quebrado. Seu nome é C#.

2002 - O Visual Basic.NET é lançado. A funcionalidade favorita dos usuários do VB clássico é que o "Option Explicit" agora está como "On" o tempo todo, da maneira como deveria ter sido 6 versões atrás.

2005 - A Microsoft lança Visual Basic 2005, que contém Wizards para geração de código para um jogo totalmente funcional de Star Trek.

Copyright © 1996-2006 by Bill S. Hollis, originally posted on dotnetmasters.com 13 December 2005.
Traduzido por Fabio Akita, 20/Janeiro/2006.

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